Currículo

Olá.

Vou descrever de maneira objetiva minhas experiências profissionais. Se quiser saber mais, entre em contato pelo e-mail thfpereira@gmail.com.

Thiago Fernandes Pereira
Nasci em 29/10/1983
Tenho 33 anos.
Moro no bairro do Paraíso, em São Paulo, Capital.
Você pode ver um pouco mais do meu currículo no Linkedin (https://br.linkedin.com/in/tfpereira)
E também pode ver o que ando compartilhando no Twitter: @thfpereira

Objetivos

Scrum Master / Gerente de Projetos

Resumo

Pouco mais de 17 anos na área de TI, atuando nas funções de Desenvolvedor Web, Analista de Sistemas & Negócios, Coordenador de Projetos, Gerente de Projetos e Gerente de Serviços. Atuação em projetos para financeiras e serviços de crédito como Agile Coach e Scrum Master. Atuação em projetos de Seguros (Bradesco Seguros e Tokyo Marine), Serviços de Crédito (Serasa Experian), Bancos de Varejo (Bradesco), Financeiras (BV Financeira e Crefisa), Construtoras (Gafisa, Alphaville e Tenda) e Telecomunicações (Telefônica – atual Vivo).

Perfil

– Visão sistêmica e estratégica;
– Liderança de Equipes Multidisciplinares;
– Solução de conflitos;
– Excelente relacionamento interpessoal;
– Pré-Venda;
– Elaboração de propostas Técnicas;
– Desenvolvimento de novas soluções tecnológicas de acordo com necessidades de negócio;
– Foco principal em gerar valor as entregas.

Competências Técnicas

– Gestão de Projetos seguindo práticas do (PMBOK®) e Gestão de Serviços seguindo práticas da (ITIL®);
– Sólidos conhecimentos em Análise de Negócios com as diretrizes do BABOK.
– Atuação em Projetos com processo SCRUM® e Metodologias Ágeis;
– Experiência com ferramentas tais como: MS Visio®, MS Project®, Erwin®;
– Gerenciamento de Projetos de multidisciplinaridade (Tecnologias VB.Net, C#, ASP, ASPX.Net, SOA/ODI, SAP/ABAP, JAVA, MS Access, VB6, VBA, MS SQL Server® e Oracle®);
– Apoio à área de Desenho de Soluções na elaboração de propostas técnicas e comerciais para empresas públicas e privadas;
– Experiência nos segmentos financeiro, análise de crédito, call center e telecomunicação.

O que já fiz de mais importante?

Em Julho de 2015 recebi uma proposta para trabalhar na Softtek. E é lá que continuo aplicando muitos dos conhecimentos adquiridos e apoiando sempre que possível projetos de parceiros. Meus principais clientes são grandes construtoras.

– Gerenciar o time técnico, no sentido de garantir a entrega dos serviços, de acordo com o escopo, custo e níveis de serviços contratados;
– Responsável pelo relacionamento com os níveis executivos e gerenciais dos clientes;
– Estabelecer estratégias e planos de ação de acordo com a estrutura da empresa, a fim de firmar o relacionamento com o cliente;
– Desenvolver e manter clientes, analisando viabilidades técnico-comerciais e determinando meios para a ampliação da participação da empresa no mercado;
– Gerenciamento financeiro de projetos, com foco no controle, fluxo de caixa e garantir a qualidade na entrega;
– Posicionamento dos projetos para os clientes da Consultoria, conduzindo reuniões de posicionamento e Status Report;
– Utilização do PPM para controle dos projetos.

De Agosto de 2013 até Julho de 2015 entreguei projetos em vários clientes, atuando pela Resource IT Solutions. Lá minhas principais atividades foram:

– Gerenciar o time técnico/coordenadores, no sentido de garantir a entrega dos serviços, de acordo com o escopo, custo e níveis de serviços contratados;
– Responsável pelo relacionamento com os níveis executivos e gerenciais dos clientes;
– Estabelecer estratégias e planos de ação de acordo com a estrutura da empresa, a fim de firmar o relacionamento com o cliente;
– Colher e analisar a demanda do cliente e providenciar as soluções necessárias para atender suas expectativas;
– Desenvolver e manter clientes, analisando viabilidades técnico-comerciais e determinando meios para a ampliação da participação da empresa no mercado;
– Realizar pesquisas/análise de mercado e propor melhorias internas de adaptação ao negócio;
– Gerenciamento financeiro de projetos, com foco no controle, fluxo de caixa e garantir a qualidade na entrega;
– Elaboração e análise de propostas Técnicas referentes aos Projetos, bem como, negociação das mesmas junto aos Clientes;
– Posicionamento dos projetos para os clientes da Consultoria, conduzindo reuniões de posicionamento e Status Report;
– Coaching para a equipe de 4 (quatro) projetos para a Serasa Experian utilizando o Scrum.

Outra experiência bem interessante foi pela Stefanini, onde trabalhei de Maio de 2010 até Janeiro de 2012.

Entrei na empresa como Analista de Negócios e por necessidade do projeto para uma grande financeira, acabei coordenando duas equipes que totalizavam em torno de 30 pessoas. Com todos os feedbacks que recebi de clientes e projeto entregue, fui oficializado como Gerente de Projetos. Tive aqui minha primeira experiência como GP.

– Coordenação paralela de 2(dois) projetos de um mesmo cliente (Instituição Financeira), totalizando pouco mais de 8000 horas, com equipes dos mais variados perfis;
– Papel principal como Scrum Master, assegurando as práticas do Scrum, remoção de impedimentos e atuando como facilitador do time. Esta foi minha primeira experiência como agilista;
– Responsável pela contratação do time técnico.

E Idiomas?

Em 2014, oportunidades de viagens e negócios em outros países surgiram. Com isso foquei em aulas particulares. Hoje consigo me comunicar bem em inglês falado e escrito (com algumas consultas ao dicionário). Leitura nunca foi problema.
Também tive aula particular de Espanhol com uma professora Colombiana. Foi bem divertido e utilizei diariamente durante 1 ano (Apenas falado e alguns e-mails e relatórios escritos no idioma). Um pouco de contato com o idioma, cairia bem e a fluência voltaria. 🙂

Formação Acadêmica

– No final de 2015 conclui meu MBA em Gestão de Negócios pela IBMEC. Foi uma experiência muito enriquecedora. Recomendo.
– Em 2005 me formei tecnólogo em Sistemas de Informação pela Universidade Nove de Julho e pouco antes me formei como Técnico em Processamento de Dados pelo Colégio Radial (Hoje, Estácio).

E as certificações?

Ah, um assunto polêmico. Durante muitos anos fui contra as certificações, porém nos últimos 2 anos mudei muito de opinião. Por mais que você conheça muito determinado assunto, em “primeiras impressões” faz muita diferença. Por isso que este ano voltei com tudo. Além das duas abaixo, nas próximas semanas tenho planejado (estou em preparação) a Scrum Developer Certified (SDC), Scrum Master Certified (SMC) e Scrum Product Owner Certified (SPOC). E para o Fevereiro começo os estudos da PMI-ACP(prova no final de Março) e PMI-RMP (prova no final de Maio). Devido o nascimento da Luiza em Junho, programei a principal de todas, a PMP, para final de 2017.

Semana passada fiz duas provas e fui aprovado.

– Agile Scrum Foundation (ASF);
– Certified Scrum Master (CSM);